sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

COMO USAR O CORREIO ELECTRÓNICO

Correio electrónico na escola:
algumas recomendações
Na sala de informática - Recomendações - Ajuda às crianças

Algumas recomendações para o uso do correio electrónico com a sua turma:
 De uma maneira geral, a utilização da correspondência na Internet com os seus alunos deve fazer-se com o respeito da nossa carta de "De bom uso"
 Nunca se é suficientemente prudente no uso da Internet! As informações destinadas aos alunos exigem prudência. Deve-se sensibilizar os alunos para que informações privadas precisas ou fotografias pessoais não devem ser divulgadas de um modo irreflectido mesmo no contexto da correspondência electrónica.
 Deve-se evitar que a correspondência estabelecida apresente termos ou comentários desapropriados à exposição pública. Os alunos devem ser alertados para o facto de que cada mail fica registado no serviço de correio electrónico.
 O correio enviado por uma turma, alunos e professor, deve incluir uma assinatura , com o nome do professor, da escola, da região ou cidade e do grau de ensino. Isto facilita a troca de correspondência, sobretudo quando o número de correspondentes começa a aumentar significativamente. O software de correio electrónico permite programar facilmente a inclusão da assinatura desde que ela tenha sido anteriormente registada. Atenção aos excessos! Duas, três linhas são suficientes para a assinatura.
 É possível, actualmente, enviar mensagens interessantes e apelativas com um fundo colorido, se o desejarmos. Devemos procurar ser sóbrios na sua escolha. Estas mensagens são geralmente mais "pesadas" que as simples mensagens de texto: tornam mais lenta a transmissão da mensagem e ocupam mais espaço no disco rígido de quem as arquiva.
 O envio de ficheiros em anexo deve ser utilizado com consentimento do seu destinatário. Se o documento é muito "pesado", é necessário enviá-lo sob uma forma comprimida (zipada).
 O correio electrónico é frequentemente um meio de transmissão de vírus informáticos. Devemos desconfiar de um ficheiro anexo executável (terminado pela extensão .exe) cuja origem ou conteúdo levantam dúvidas, mesmo se proveniente de um familiar. Provavelmente, também ele foi enganado.
 Atenção! Uma mensagem recebida pela turma ou por um aluno deve ser respondida o mais depressa possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário