sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

COMO CRIAR UM BLOGUE

BLOGUES

TECNOLOGIAS PARA CRIAÇÃO DE PORTEFÓLIOS

FICHA DE ANÁLISE E AVALIAÇÃO

IDENTIFICAÇÃO DA TECNOLOGIA

DESIGNAÇÃO: WEBLOG (abreviatura: Blog)

DESCRIÇÃO:O weblog é basicamente uma página na Web com conteúdos dispostos por ordem cronológica (do mais recente para o mais antigo).

Existe actualmente uma enorme diversidade de blogs, quer quanto à forma, quer quanto ao conteúdo. Os blogs podem ser criados e mantidos por um único indivíduo (blogs pessoais) ou por um grupo de pessoas com interesses comuns (blogs colectivos).

Em contexto educativo, é uma ferramenta útil para a construção de actividades caracterizadas pelo diálogo e pela reciprocidade (aprendizagem colaborativa).

A grande maioria dos weblogs possui duas ferramentas complementares: (1) a ferramenta de comentários; (2) a ferramenta de trackback. A primeira permite que os leitores acrescentem comentários aos conteúdos publicados pelo autor (denominados posts). A segunda permite que os posts sejam referenciados noutros blogs, facilitando
a troca e intercâmbio de informações.



VERSÃO: Exemplos de serviços que permitem a criação de blogs:
• Blogger, http://www.blogger.com/start
• Blogs no Sapo, http://blogs.sapo.pt
• Weblog.com.pt, http://weblog.com.pt
• MSN Spaces, http://spaces.msn.com

• TypePad, http://www.typepad.com

• Wordpress, http://wordpress.com

• Weblogger, http://weblogger.terra.com.br
• BigBlogTool, http://www.bigblogtool.com

• Blogalia: http://www.blogalia.com

• TheBlog, http://www.theblog.com.br/

IDIOMA:Está disponível em várias línguas

ACESSIBILIDADE: A criação de blogs é gratuita na maior parte dos serviços que os disponibilizam

REQUISITOS: Em geral basta ter acesso à Internet e um endereço de correio electrónico para se poder criar um blog.

POTENCIAL PEDAGÓGICO

ESTRATÉGIA DISCURSIVA (COMUNICAÇÃO, PARTICIPAÇÃO) A criação de um Weblog permite manter uma comunicação contínua entre vários intervenientes. Uma comunicação que não tem necessariamente de se cingir a um grupo/turma, permitindo a participação de outros interessados na discussão e construção do conhecimento. Em função dos objectivos negociados, o aluno pode expressar as suas ideias sobre oque está a aprender, dialogar com os outros e aprofundar os aspectos que considera mais significativos.

ESTRATÉGIA ADAPTATIVA (EVOLUÇÃO, SELECÇÃO) Ao permitir que o aluno registe sistematicamente informações sobre as suas aprendizagens, sobre as dificuldades sentidas, sobre as suas descobertas e reflexões pessoais, o professor está em melhores condições de compreender a evolução do aluno e, assim, ajustar o seu acompanhamento e a seleccionar os apoios que vão sendo necessários. Em resultado da reflexão individual, também o aluno tomará mais facilmente consciência da sua evolução na aprendizagem e, em função disso, compreender e integrar melhor o feedback e os apoios fornecidos pelo professor
ESTRATÉGIA INTERACTIVA (MOTIVAÇÃO, VISUALIZAÇÃO) Um Weblog permite que os alunos interajam a propósito dos temas em estudo, dando conta das suas descobertas ou opiniões, e que o professor acompanhe e forneça feedback sobre o trabalho realizado. O que constitui, por si só, fonte de motivação, podendo ser concretizado de formas diferenciadas:
− Orientar e dar informação sobre uma acção a desenvolver;
− Verificar a pertinência ou rigor de um determinado conteúdo;
− Acrescentar informação complementar para melhorar a compreensão;
− Estimular, reforçar ou incentivar visando um esforço continuado;
− Aconselhar ou induzir caminhos alternativos de acordo com os objectivos a
alcançar.

Reconhecendo a importância da interacção com os outros e a utilidade do feedback, o aluno vê reforçada a sua capacidade aprendizagem, procurando outras informações com o intuito de aprofundar o estudo de determinado tema ou assunto. Esta tecnologia permite representar as ideias/conteúdos sob várias formas (texto,
imagem, som, vídeo) e fazer ligações para o exterior (links).

ESTRATÉGIA REFLEXIVA (REFLEXÃO, ESTRUTURAÇÃO) Os weblogs podem ser utilizados pelo aluno para registo da sua reflexão pessoal sobre o processo de ensino e aprendizagem num determinado período de tempo e sobre as próprias aprendizagens efectuadas: o que se está a aprender, como se está a aprender, as aquisições esperadas e as aquisições já realizadas, as dificuldades sentidas, os obstáculos superados, os recursos utilizados, etc.. A partir das reflexões e descrições realizadas pelos alunos, o professor pode também reflectir sobre o processo e sobre a sua acção particular, levando-o a melhorar ou considerar diferentes estratégias de intervenção, procurar e explorar outros recursos, aprofundar o estudo sobre as diferentes vertentes da sua acção, etc..


APRECIAÇÃO GLOBAL


FACILIDADE DE APRENDIZAGEM E DE UTILIZAÇÃO Esta tecnologia tem um tempo de aprendizagem curto e o utilizador não necessita de ter conhecimentos de linguagem HTML para publicar. Em alguns casos existe um tutorial de apoio e, regra geral, dispõe de vários estilos visuais de apresentação do conteúdo.

A interface é intuitiva e simples, reduzindo ao essencial as funções relevantes:
1) editar, formatar e publicar texto e imagens;
2) disponibilizar a identificação;
3) acrescentar e eliminar comentários;
4) criar links para outras páginas;
5) arquivar posts cronologicamente.

Outras características que facilitam o uso desta tecnologia têm a ver com os baixoscustos de produção, uma vez que o serviço é oferecido gratuitamente na maior parte dos casos, com a rapidez de publicação e actualização da informação e com a acessibilidade a audiências potencialmente vastas.


PONTOS FORTES

Os Weblogs são uma tecnologia adequada à elaboração de portefólios electrónicos,uma vez que permite satisfazer os objectivos normalmente associados à sua elaboração. São de realçar as possibilidades que oferece nomeadamente em termos de interacção e em termos de visualização para o exterior, proporcionando, por isso, um maior grau de motivação face aos portefólios tradicionais.

A sua grande flexibilidade é também um ponto forte a considerar: flexibilidade em termos de formas de apresentação dos conteúdos; flexibilidade em termos de comunicação (entre aluno/aluno, aluno/professor, aluno/outros intervenientes).
PONTOS FRACOS

Uma das limitações desta ferramenta é o facto de não ser acessível a públicos que não tenham acesso à Internet.
EXEMPLOS DE BOAS PRÁTICAS

Estágio de matemática da FCUL “Espaço em que podemos trocar ideias e comentar as histórias que nos vão sendo

apresentadas. Cada história corresponde a um episódio que se passou na aula e que, de qualquer modo, vos fez pensar...” [Disponível on-line]: http://estagios2005.weblog.com.pt/

HEMAJORO “Aprender faz sorrir e faz crescer… Espaço para aprender e brincar, conversar e olhar, inventar e interagir. Especialmente dedicado às Tecnologias, com as tecnologias ao serviço da educação. Bem-vindo(a) à academia!”. [Disponível on-line]: http://hemajoro.blogspot.com/


© Copyright Projecto DigiFolio (2005-2008) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Lisboa
http://aprendercom.org/Pensar/

O que é um blog?
Um weblog, blog ou blogue é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa.(wikipedia)

Existem várias maneiras de criar um blog simples e sem necessidade de pagar alojamentos,
dominios etc.

Aqui vou abordar 3 serviços todos eles como já disse gratuitos e com alojamento gratuito livre
de publicidade.

Primeiro o Blogger que deve ser o sistema de criação de blogs gratuitos mais famoso e que foi
aquirido pelo google a algum tempo.

Blogger
Entrem no endereço do blogger.
https://www.blogger.com

Cliquem em criar nova conta ou se ja tem uma conta do Gmail podem usar essa.

Depois de logar na sua conta se não aparecer automaticamente clique no painel onde diz "Criar um blog".

Responda a perguntas simples como Nome, endereço do blog, etc..

Depois de o Blog Criado não tem muita ciencia, escolha o template que deseja carregando na ABA layout, podera adicionar os seus proprios templates se entrarem na opção Editar html, para isso basta procurar no google "free template blogger" e vão aparecer vários sites recheados de templates. Adicionar um novo template pode ser feito de duas formas, adicionando o ficheiro que fizemos download (fazendo upload) ou abrindo o ficheiro com o bloco de notas, copiar o seu codigo e colando sobre o codigo do layout existente no site do blogger. Se não quiserem escolher um novo template podem usar os templates predefinidos pelo sistema, são vários. Quanto ao resto não passa de simples configurações, todo o site vem em português por isso será bastante facil de compreender.


Wordpress

Tambem é possivel criar um blog no site do wordpress e este ficará alojado no mesmo.

Entre em:
http://wordpress.com/signup/

Preencha o formulário e deixe a seguinte opção marcada:
Gimme a blog (esta opção ja deverá vir assinalda)

Depois envie o formulario e vai receber todas as informações sobre o blog e como configura lo no seu email.
O painel estará em Português. Mais tarde irei fazer um tutorial completo de configuração do wordpress.

Sapo Blogs

Outra plataforma que eu nunca usei é os blogs do sapo.
Para aceder entre em:
http://blogs.sapo.pt/

E clique em "registe-se Já", precisará de um email do sapo para fazer a inscrição. Quanto a configurações deverá seguir a linha dos anteriores.

-----------------------

1.Aceder ao site www.blogger.com

< xml="true" ns="urn:schemas-microsoft-com:office:office" prefix="o" namespace="">2.Escolher a opção
3.Preencher a informação pedida:


Choose a user name – Nome do utilizador: terá que ser um nome de utilizador único que ainda não tenha sido usado.
Enter a password – Palavra passe: dará acesso ao teu
blog, juntamente com o nome de utilizador.
Display name – Nome usado para assinar as mensagens inseridas no blog.
E-mail adress: o teu endereço de mail
Acceptance of Terms: tens que seleccionar esta opção, para que o processo possa continuar, sendo uma aceitação dos termos do serviço impostos pela empresa que presta o serviço.


Depois de teres preenchido todos os campos, clica em

4.Definir o nome do blog
Blog Title: Título que aparecerá no início do blog.
Blog Address: Será o endereço, na Internet, a partir do qual o teu blog vai poder ser consultado. Poderá ser, por exemplo: omeudiario que irá corresponder ao endereço http://omeudiario.blogspot.com
Word Verification: Terás que escrever as letras que aparecem desenhadas na imagem. Este é um sistema de protecção, para não permitir a criação automática de blogs. Depois de teres preenchido todos os campos, clica em

Escolher o Template

O passo seguinte é escolheres o Template para o teu blog, ou seja, o aspecto final – o Blogger oferece um conjunto de opções q e podes escolher e, mais tarde, adaptar.

Depois de escolheres o Template, clica, no canto inferior direito, no botão Continue.

Quando aparecer a mensagem seguinte significa que podes começar a escrever no teu blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário