sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2010

COMO ORGANIZAR UM DEBATE

ORGANIZAR UM DEBATE
O debate é uma actividade que decorre naturalmente da vida em sociedade e
que nos permite a troca de ideias, o confronto de pontos de vista e a reflexão.
Além disso, a informação aumenta, aprende-se a tomar a palavra, a
demonstrar e a convencer.

1. Papel de cada um dos intervenientes

Um debate é uma troca activa, em que se recebe, ouvindo atentamente os
outros, e em que se dá, exprimindo as nossas convicções sobre os temas em
discussão. Para tal, é preciso:

Saber ouvir

Cada um tem direito à expressão. Não se deve ironizar nem cortar a palavra.
Mesmo que não se partilhe da opinião expressa, deve-se respeitá-la e ouvir
atentamente o que os outros têm para dizer.
Ouvir bem é reflectir no que o outro diz.

Exercitar-se na expressão

Não se aproveita o debate se não se estiver resolvido a tomar a palavra. Esta
é uma boa ocasião para se vencer a timidez. O que é preciso é exercitar cada
vez mais.

Exprimir-se é expor o ponto de vista sobre cada um dos pontos abordados:
deve indicar-se com nitidez a posição que se tem, tendo o cuidado de
apoiar cada afirmação com um ou vários documentos.

O valor de um debate reside no valor dos argumentos. Devem procurar-se,
pois, provas para convencer os outros. Não se deve ter receio de mudar
de opinião no decorrer do mesmo se descobrirmos que o ponto de vista
defendido não é válido. Tal atitude é prova de honestidade e de coragem.


2. Etapas para a organização e realização de um debate

• Escolha do assunto, simples e que desperte interesse;
• Na maioria das vezes, o debate ganha em animação e interesse
• se tiver sido preparado previamente a nível da informação e reflexão;
- pode fazer-se um inquérito, reflectir sobre um pequeno questionário,
estudar um dossier, reunir documentação;
- um grupo pode preparar uma exposição de cerca de 10 m que servirá
de ponto de partida.


• O debate deve ser organizado materialmente
- Como se vai dispor a sala?
- Quem vai animar o debate?

• Papel do animador:
- lança o debate, expondo com clareza o assunto;
- dá a palavra a cada um dos que a pedem e impede que a tomem
sem ter sido pedida;
- estimula os participantes e convida-os a reagir e a exprimirem-se;
- chama a atenção para o assunto quando se afastam dele;
- controla o tempo e, no fim, convida a que tirem conclusões.

• Dois secretários tomam notas das principais ideias emitidas que
permitirão fazer o balanço final.

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