Estudo Acompanhado
O Estudo Acompanhado visa essencialmente promover a apropriação, pelos alunos, de métodos de estudo, de trabalho e de organização, assim como o desenvolvimento de atitudes e capacidades que favoreçam uma crescente autonomia na realização das suas próprias aprendizagens. Trata-se de desenvolver a capacidade de aprender a aprender.
O Estudo Acompanhado deve centrar a sua acção, exclusivamente, no desenvolvimento de competências transversais, uma vez que são aquelas que representam, de forma mais significativa, a estruturação do conhecimento de modo transversal a todas as áreas disciplinares do Ensino Básico.
Sendo certo que são necessários conteúdos para se trabalharem competências, é fundamental ter-se em linha de conta que no Estudo Acompanhado todo o trabalho se encontra vocacionado para o desenvolvimento de competências num sentido completamente autónomo.
Competências transversais /Situações de aprendizagem
1-Relacionamento Interpessoal e de Grupo
Conhecer e actuar de acordo com as normas, regras e critérios de actuação pertinente, de convivência, de trabalho, de responsabilização e sentido ético das acções definidas pela comunidade escolar nos seus vários contextos, a começar pela sala de aula.
2-Métodos de Trabalho e de Estudo
Participar em actividades e aprendizagens, individuais e colectivas, de acordo com regras estabelecidas.
Identificar, seleccionar e aplicar métodos de trabalho e de estudo.
Exprimir dúvidas ou dificuldades.
Analisar a adequação de métodos de trabalho e de estudo, formulando opiniões e sugestões e propondo alterações.
3-Tratamento da Informação
Pesquisar, organizar, tratar e produzir informação em função das necessidades, dos problemas a resolver e dos contextos e situações.
4-Estratégias Cognitivas
Identificar elementos constitutivos das situações problemáticas.
Escolher e aplicar estratégias de resolução.
Explicitar, debater e relacionar a pertinência de situações encontradas em relação aos problemas e às estratégias adoptadas.
5-Comunicação
Utilizar diferentes formas de comunicação verbal, adequando a utilização do código linguístico aos contextos e às necessidades.
Resolver dificuldades ou enriquecer a comunicação através da comunicação não verbal com aplicação das técnicas e dos códigos apropriados.
Finalidades
Ajudar o aluno na identificação e análise de estratégias de estudo em função das suas características individuais.
Desenvolver competências de consulta e utilização de diversas fontes de informação.
Estimular no aluno a capacidade de reconhecer as suas motivações e interesses e de concretizá-las em actividades.
Orientar os alunos na auto-avaliação relativamente à eficácia das estratégias de estudo.
Pressupostos
Desenvolvimento de actividades de planificação do tempo de estudo, competências de leitura e de escrita, resolução de problemas, domínio de técnicas específicas, elaboração de apontamentos, preparação para testes, implementação de actividades destinadas a desenvolver outras estratégias de aprendizagem.
Assunção do professor como observador do aluno e mediador entre os outros professores da turma e os alunos.
Promoção junto do aluno da capacidade de definir objectivos pessoais de aprendizagem, levando-o a um melhor conhecimento de si próprio.
Desenvolvimento de estratégias de estudo que possibilitem a aquisição de um conjunto de ferramentas de aprendizagem.
Adequação das práticas às necessidades dos alunos de forma a superar dificuldades de aprendizagem ou possibilitar actividades de enriquecimento.
Princípios orientadores
Deve atender às reais necessidades dos alunos diagnosticadas em Conselho e Turma;
Deve proporcionar o desenvolvimento de capacidades que favoreçam a autonomia na realização de aprendizagens;
Deve desenvolver competências de relacionamento interpessoal e de grupo;
Deve proporcionar acompanhamento em todas as áreas curriculares disciplinares;
As metodologias a utilizar devem ser diversificadas, nomeadamente:
resolução de alguns trabalhos suplementares;
elaboração de sínteses e organização de trabalhos;
utilização das tecnologias de informação e comunicação;
consulta de dicionários, software educativo e/ou artigos de interesse.
Intervenientes
Esta área curricular é discutida, planificada e gerida em conselho de turma, sendo a sua operacionalização da responsabilidade de dois docentes, os quais constituem um par pedagógico e trabalham em regime de co-docência. Será desejável que os professores a leccionar esta área curricular não disciplinar sejam preferencialmente de áreas disciplinares diferentes.
Avaliação
A avaliação desta área caracteriza-se por ser essencialmente descritiva no final dos períodos lectivos, tendo como referência a evolução do aluno a partir da situação diagnosticada e utiliza elementos provenientes das diversas disciplinas e áreas curriculares. Trata-se de um processo que envolve a auto e hetero-avaliação, de acordo com instrumentos concebidos pela escola e em diálogo com os alunos, podendo recorrer-se a diversas técnicas de avaliação. Compete ao conselho de turma proceder à avaliação sumativa mediante proposta dos professores que leccionam a área de Estudo Acompanhado.
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