A ajuda dos pais na criação de hábitos de estudo
Armanda Zenhas 2008-10-08
Frequentemente os pais pensam que não podem ajudar os filhos, porque têm menos estudos do que eles. É uma ideia errada.
A aquisição ou a modificação de hábitos e rotinas não é fácil para adultos nem para crianças. Se o gosto pelo estudo não existe e se a família, ainda por cima, não o valorizar, será difícil que ele se transforme num hábito. Quando um estudante muda de ciclo de ensino, precisa de se adaptar às especificidades da nova situação a todos os níveis, incluindo no que diz respeito à organização do seu estudo individual. Talvez a dificuldade seja maior entre o 1.º ciclo (um professor determina as tarefas de casa para o dia seguinte) e o 2.º ciclo (cada professor determina as tarefas para a próxima aula, que pode não ser no dia seguinte). A articulação entre a escola e a família podem ajudar a ultrapassar as dificuldades e a contribuir para a aquisição ou a melhoria dos hábitos de estudo ao longo de toda a escolaridade.Frequentemente os pais pensam que não podem ajudar os filhos, porque têm menos estudos do que eles. É uma ideia errada. Valorizar a escola e a sua frequência, demonstrar interesse pelas actividades lá realizadas, ajudar a organizar o espaço e o tempo de estudo, elogiar os pequenos/grandes sucessos obtidos e não deixar criar desânimo perante as dificuldades, estar em contacto permanente com a escola: estas são diversas formas de os pais ajudarem os seus filhos a sentirem-se valorizados e acompanhados e a adquirirem hábitos e gosto pelo estudo.Como directora de turma, procuro que muitas das actividades realizadas em Estudo Acompanhado sejam partilhadas com os pais, pois são eles que podem supervisionar o trabalho dos mais novos em casa e ajudá-los a serem persistentes. Na verdade, já o fazia muito antes de haver esta área não curricular. No início do ano, falamos sempre sobre a importância e a forma de organizar o local e o tempo de estudo, em reunião conjunta de alunos e pais. Há também lugar para conversas particulares com quem o desejar.Em artigos anteriores, dei algumas ideias sobre a organização do estudo (Como organizar eficazmente o tempo de estudo, A postos no posto de estudo, Como fazer um horário de estudo, Organizando o local e os materiais de estudo, entre outros). Neste artigo, vou relatar uma parte do trabalho feito sobre este tema com a turma de que fui directora no ano lectivo anterior.Se comecei por dizer que não é fácil adquirir/mudar hábitos, isto aplica-se à aquisição/melhoria de hábitos de estudo pelos alunos e à aquisição/melhoria de hábitos de supervisão pelos pais. Por conseguinte, não basta debater o assunto uma vez, mas não se podem repetir continuamente as mesmas ideias da mesma forma.Como já referi, normalmente os alunos participam nas reuniões de pais que promovo. O debate dos temas torna-se mais rico e as conclusões co-responsabilizam todos os presentes a agirem de forma colaborativa, cumprindo cada um as suas funções específicas (ajudar os filhos não é fazer os trabalhos por eles ou dar-lhes as soluções, sem eles entenderem o processo, por exemplo). Aproximava-se a reunião de entrega das fichas de avaliação do 2.º período aos pais. Antes disso, numa aula de Formação Cívica, pedi aos alunos que pensassem sobre as coisas que os pais podiam fazer para os ajudarem a encontrar a motivação necessária para ultrapassarem as dificuldades que encontravam quando (não) estudavam em casa. Pedi-lhes que tivessem em conta o seu objectivo final de terem sucesso no fim do ano lectivo, esquecendo o prazer imediato de chegarem a casa e irem brincar. Feito este trabalho individual, cada aluno foi lendo a(s) frase(s) que tinha feito. Esta(s) era(m) debatida(s) pela turma e todas as ideias consensuais foram apontadas no quadro. Em EVT, tinham sido feitos cestos de papel com ovos de Páscoa de diferentes materiais. Cada aluno escreveu uma das mensagens seleccionadas numa tirinha de papel e todas foram colocadas nos cestos, por entre os ovos.No dia da reunião de pais e alunos, foi explicado aos primeiros que a turma tinha debatido alguns problemas que condicionavam negativamente o seu estudo autónomo e queriam pedir ajuda aos pais, pelo que lhes tinham escrito algumas mensagens. Entraram então os pais em cena, retirando, um de cada vez, um papel de um dos cestos e lendo a mensagem respectiva: "Verifiquem se estudamos diariamente.", "Se tivermos dúvidas, peçam para as apontarmos e perguntarmos aos professores nas aulas.", etc. A actividade foi divertida e feita com cumplicidade e estas ideias, já debatidas anteriormente, foram relembradas.Na dita aula de Formação Cívica, o Hugo, considerado o poeta oficial da turma, à medida que as frases iam sendo escritas no quadro, construiu espontaneamente um poema. Este foi, posteriormente, trabalhado nas aulas de Educação Musical, sob a forma de rap, e apresentado por toda a turma aos pais, numa reunião do 3.º período. A concluir, aqui fica o poema do Hugo e do 5.º 10 (a sua turma) que pode ser um apelo a todos os pais e não apenas aos seus.
Pedidos aos paisPais, verifiquem se estudamos,Mais atenção às disciplinas de que não gostamos.Pais, verifiquem a caderneta,Para assinar é preciso a caneta.Pais, se nos portarmos mal tomem medidas.Oh! Porque é que falei, vão-nos tirar as bolas da Adidas.Pais, se tivermos dúvidas,Há saídas.Pais, verifiquem se os nossos cadernos estão organizadosUi! Acho que os meus estão "marados".Pais, verifiquem e assinem as mensagens,De preferência sem paragens.Pais, verifiquem se levamos o material necessário,E também um bom vestuário.Pais, se tivermos problemas, falem com a D.T.Que não é Papão nem é E.T.Mas sabe sempre o que fazemos nas aulas,Pior era estar dentro de jaulas.
Hugo Ferreira, 5.º 10E assim, problemas e soluções são debatidos repetidamente (mas de formas diferentes), com humor e boa disposição, com cumplicidade e interesse mútuos, numa turma-família de alunos, pais e outros familiares, directora de turma e professores.VÍDEOS RELACIONADOS COM ESTE TEMAA escolha do local de estudoHábitos de estudo
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