Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos
Como Fazer Um Trabalho De Projecto?
GUIÃO DE AVALIAÇÃO DE PÁGINAS ELECTRÓNICASSe usares páginas electrónicas não sugeridas pelos teus professores, deves procurar saber se elas são fiáveis e adequadas para o teu trabalho.
Procura resposta para as questões que se seguem:
QUEM é responsável pela página? Tem autor? Quais são as suas credenciais? O “autor” é uma associação ou organização?
QUE tipo de página é? .edu= educação / .net=redes ou serviços / .org=organização / .mil=militar / .gov=governo / .com=comercial
QUANDO é que a página foi criada ou actualizada? Atenção: A indicação automatizada da data não significa actualização da informação.
ONDE se pode encontrar mais informação? Há outro contacto além da indicação de correio electrónico? Há documentação sobre factos, declarações ou informação secundária? Há ligação com outras páginas relacionadas?
PORQUÊ é que a página foi criada? A ideia é vender? Convencer? Defender uma lista? Informar? Porque há publicidade? É relacionada com a página?
DICAS PARA PESQUISAR:
· Usa todas as palavras que definem o tema, por ordem de relevância, recorrendo a sinónimos;
· De um modo geral, os motores não distinguem maiúsculas de minúsculas, nem os acentos, nem consideram palavras com menos de 3 caracteres;
· Para procurar uma dada expressão usa “…” (ex. “Jardim Zoológico de Lisboa”). Se usares o sinal + entre palavras ou se não usarmos nenhum sinal, o resultado poderá incluir conceitos em que as palavras não se relacionem directamente;
· O sinal – reduz o âmbito da pesquisa (ex. livros + arte – pintura à dá-nos sites sobre arte, excluindo a pintura);
· Em vez dos sinais + e – podemos usar os operadores lógicos AND e NOT. O operador OR é útil para pesquisar em várias línguas (ex. livro OR book);
· É possível escolher a origem do site (ex. Palavra-chave site:pt) e o formato: palavra-chave filetype:formato (.pdf, .mp3, .doc, .jpg, etc.);
· Verifica se a fonte é credível (universidades, investigadores, sites oficiais).
MOTORES DE BUSCA E AFINS:
Google – http://www.google.pt/ (para pesquisas globais)
SAPO – http://www.sapo.pt/
YAHOO – http://www.yahoo.com/
MSN search – search.msn.com
ASKJEEVES – http://www.ask.com/ (em linguagem natural)
LYCOS – http://www.lycos.com/
DOGPILE – http://www.dogpile.com/ (dos mais poderosos meta-motores de pesquisa)
KARTOO – http://www.kartoo.com/ (resultados sobre mapas)
Quando encontrares um site que te pareça adequado, preenche os itens em baixo apresentados:
@ Site visitado: ______________________________
@ Descrição do site:___________________________
@ Por que é que escolheram este site?______________
@ Como se encontra estruturado o site (organização, links)?_
@ Quais são os pontos fortes e fracos do site?__________
@ Em que medida a consulta deste tipo contribuiu para ampliares os teus conhecimentos._
Não te esqueças de consultar os favoritos da página da biblioteca.
Como Fazer Um Trabalho De Projecto?
GUIÃO DE AVALIAÇÃO DE PÁGINAS ELECTRÓNICASSe usares páginas electrónicas não sugeridas pelos teus professores, deves procurar saber se elas são fiáveis e adequadas para o teu trabalho.
Procura resposta para as questões que se seguem:
QUEM é responsável pela página? Tem autor? Quais são as suas credenciais? O “autor” é uma associação ou organização?
QUE tipo de página é? .edu= educação / .net=redes ou serviços / .org=organização / .mil=militar / .gov=governo / .com=comercial
QUANDO é que a página foi criada ou actualizada? Atenção: A indicação automatizada da data não significa actualização da informação.
ONDE se pode encontrar mais informação? Há outro contacto além da indicação de correio electrónico? Há documentação sobre factos, declarações ou informação secundária? Há ligação com outras páginas relacionadas?
PORQUÊ é que a página foi criada? A ideia é vender? Convencer? Defender uma lista? Informar? Porque há publicidade? É relacionada com a página?
DICAS PARA PESQUISAR:
· Usa todas as palavras que definem o tema, por ordem de relevância, recorrendo a sinónimos;
· De um modo geral, os motores não distinguem maiúsculas de minúsculas, nem os acentos, nem consideram palavras com menos de 3 caracteres;
· Para procurar uma dada expressão usa “…” (ex. “Jardim Zoológico de Lisboa”). Se usares o sinal + entre palavras ou se não usarmos nenhum sinal, o resultado poderá incluir conceitos em que as palavras não se relacionem directamente;
· O sinal – reduz o âmbito da pesquisa (ex. livros + arte – pintura à dá-nos sites sobre arte, excluindo a pintura);
· Em vez dos sinais + e – podemos usar os operadores lógicos AND e NOT. O operador OR é útil para pesquisar em várias línguas (ex. livro OR book);
· É possível escolher a origem do site (ex. Palavra-chave site:pt) e o formato: palavra-chave filetype:formato (.pdf, .mp3, .doc, .jpg, etc.);
· Verifica se a fonte é credível (universidades, investigadores, sites oficiais).
MOTORES DE BUSCA E AFINS:
Google – http://www.google.pt/ (para pesquisas globais)
SAPO – http://www.sapo.pt/
YAHOO – http://www.yahoo.com/
MSN search – search.msn.com
ASKJEEVES – http://www.ask.com/ (em linguagem natural)
LYCOS – http://www.lycos.com/
DOGPILE – http://www.dogpile.com/ (dos mais poderosos meta-motores de pesquisa)
KARTOO – http://www.kartoo.com/ (resultados sobre mapas)
Quando encontrares um site que te pareça adequado, preenche os itens em baixo apresentados:
@ Site visitado: ______________________________
@ Descrição do site:___________________________
@ Por que é que escolheram este site?______________
@ Como se encontra estruturado o site (organização, links)?_
@ Quais são os pontos fortes e fracos do site?__________
@ Em que medida a consulta deste tipo contribuiu para ampliares os teus conhecimentos._
Não te esqueças de consultar os favoritos da página da biblioteca.
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